Associação de Importação de Veículos ameaça apresentar queixa em tribunal
A Associação Portuguesa de Importação de Veículos diz que vai apresentar uma queixa no tribunal das comunidades europeias, caso o Governo não dê uma resposta favorável em relação à alteração do imposto sobre veículos.Este ano, o imposto sobre veículos aumentou para mais do dobro no caso dos automóveis usados importados, uma situação que, para esta associação, é «incomportável».
A associação quer a legislação alterada, uma vez que, no entender de João Correia, contraria as normas europeias e põe em risco milhares de postos de trabalho.
«Pedimos uma reposição da legalidade sobre esta matéria o mais urgente possível», apelou.
Noticia TSF
Advogados querem demitir Marinho Pinto e a resposta do Bastonário
Conhecida a sentença sobre alegadas agressões a Leonor Cipriano
Automobilistas autorizados a conduzir motociclos com menos de 125cc
«Em centros urbanos essencialmente onde a conflitualidade de ocupar vias e espaços é cada vez mais sentida e conflituosa», acrescentou esta parlamentar socialista.
Colóquio de Direito Penal e Processo Penal
Jorge Miranda e Maria da Glória Garcia na segunda volta
O candidato a Provedor de Justiça apoiado pelo PS, Jorge Miranda, foi o mais votado no Parlamento, ao conseguir 113 votos num universo de 222 votantes.
Apesar disto, o constitucionalista terá de ir a uma segunda volta, já que a candidata apoiada pelo PSD, Maria da Glória Garcia, assegurou 59 votos na votação desta sexta-feira no Parlamento.
Pelo caminho ficaram o candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda, o advogado Mário Brochado Coelho, com 16 votos, e o candidato apoiado pelo PCP, Guilherme da Fonseca, com 15.
Para garantir a eleição directa para o cargo de Provedor de Justiça era necessário que o candidato garantisse 148 votos. Como ninguém o conseguiu, a segunda volta realizar-se-á a 29 de Maio.
UE considera que Portugal violou leis da concorrência com Magalhães
Criado Manual de Boas Práticas para Investigação Criminal
Além do Ministro da Justiça, Alberto Costa, esta Conferência contou com a participação de dirigentes das polícias judiciárias e de investigação criminal dos países de expressão portuguesa, magistrados, académicos e outras personalidades do mundo científico.
Estatuto da Ordem dos Advogados - Anotado e Comentado
Ordem quer resolver faltas de advogados nos tribunais
A lei não tem solução para os casos em que os advogados faltem quando estão escalados nos tribunais. A denúncia é feita pelo Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, num parecer assinado pelo presidente, Carlos Pinto de Abreu, a que o DN teve acesso.
O regime de acesso ao direito prevê que a Ordem dos Advogados nomeie advogados para estarem "de prevenção" nos tribunais - o dia todo - para prestarem defesa aos arguidos que ali vão aparecendo para apresentação ao juiz.
"O certo é que a figura da substituição nas escalas de prevenção não tem, actualmente, enquadramento legal", pode ler-se no parecer.
Socialistas afastam eutanásia, avança testamento vital
O PS apresentou ontem um projecto de lei que abre caminho ao "testamento vital" - ou seja, qualquer pessoa poderá estabelecer por escrito que tratamentos médicos quer receber, se no futuro se vir incapacitada para o fazer. Uma medida que não se pode confundir com a eutanásia, fez questão de sublinhar a deputada e ex-ministra da Saúde Maria de Belém Roseira. Este "projecto tem que ver com a autodeterminação, não tem nada a ver com a eutanásia", referiu a também presidente da comissão parlamentar de Saúde.
Intitulado "Direitos dos doentes à informação e ao consentimento informado", o documento avançado pelos socialistas permite que, por exemplo em caso de doença terminal, alguém possa recusar a priori intervenções ou tratamentos. "Através da declaração antecipada de vontade, o declarante adulto e capaz, que se encontre em condições de plena informação e liberdade, pode determinar quais os cuidados de saúde que deseja ou não receber no futuro, no caso de, por qualquer causa, se encontrar incapaz de prestar o consentimento informado de forma autónoma", refere o diploma.
Boletim do Trabalho e do Emprego
Newsletter Jurídica
- os destaques semanais do Diário da República;
- destaques jurisprudeenciais (do STJ);
- Calendário Jurídico;
- destaques das noticias publicadas no BLOG Home Page Juridica;
- um link para um sitio da área juridica.
Mais informações sobre a Newsletter Jurídica pode consultar aqui.
Para fazer o download da edição n.º 31 da Newsletter Jurídica clique aqui.
Cálculo de Juros civis e comerciais
Direito do Trabalho
Estado acelera adiantamentos de indemnizações para crimes graves e violência doméstica
Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o titular da pasta da Presidência, Pedro Silva Pereira, frisou que o diploma estabelece o alargamento das condições em que esses adiantamentos são possíveis.
«Aplicam-se designadamente a certos casos de crimes negligentes e danos morais, por exemplo casos de vítimas de terrorismo» , especificou o membro do Governo.
Procedimento Cautelar de arrolamento
Pinto Monteiro recebeu Grã-Cruz da Justiça brasileira
Provedor de Justiça
Visite o Sitio do Provedor de Justiça e fique a saber mais sobre esta figura. Clique na Imagem para visitar o sitio.
Regulamento das Custas Processuais
Aprovado IRC de 35% nas indemnizações de administradores
A decisão do executivo foi apresentada em Conselho de Ministros pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo.
A tributação agravada aplicar-se-á sempre que essas indemnizações não tenham como base objectivos de produtividade fixados previamente em contrato e, além de administradores, incidirá também junto de gestores e directores de entidades residentes em território nacional.
PJ deteve suspeito de prática de escravatura
Segundo um comunicado da Polícia Judiciária, o detido terá explorado a força de trabalho de um pastor de 58 anos, ameaçando-o e mantendo-o em condições degradantes numa propriedade agrícola, sem o remunerar ou compensar de qualquer maneira.
O pastor terá conseguido fugir depois de vários anos de cativeiro, para trabalhar para outra pessoa, mas foi capturado e levado à força pelo homem agora acusado dos crimes de prática de escravatura e sequestro.
O detido esteve presente num primeiro interrogatório judicial e está obrigado, como medida de coacção, a apresentar-se periodicamente às autoridades.
Agressores sexuais devem ser vigiados
Agressores sexuais condenados devem ser alvo de monitorização pós-reclusão, mas não sujeitos a castração química. "Isso é estereotipar a agressão sexual, limitando-a à violação e penetração. Há muita agressão sexual sem penetração, em geral vitimando menores", diz Armando Coutinho Pereira. O investigador em ciências forenses, que falava ontem, no Porto, durante o IV_Congresso de Criminologia, desenvolveu um estudo sobre agressores sexuais e concluiu que a taxa de reincidência está na casa dos 20%.
Na opinião deste investigador, a monitorização [que poderia incluir avisos à comunidade onde o agressor se insere] completaria o programa de cariz cognitivo-comportamental, que desde Novembro de 2008 está a ser desenvolvido pelo especialista Rui Abrunhosa Gonçalves (um psicólogo da Justiça, que estuda vítimas e agressores), para avaliação e acompanhamento dos agressores sexuais, no sentido de se perceber as probabilidades de reincidirem. "Tem que haver especialização não só no acompanhamento das vítimas mas também um tratamento do agressor", defendeu Armando Coutinho Pereira.
O seu estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas a 116 condenados por crimes de natureza sexual em quatro estabelecimentos prisionais do Grande Porto, todos do sexo masculino, com idades entre os 18 e os 72 anos. Em 42,2% dos casos, o crime cometido foi o de violação, mas a maior percentagem de situações (46,5%) está relacionada com abuso sexual de menores, que ocorreu, em 55,2% dos episódios, fora do contexto familiar - mas as vítimas são geralmente pessoas próximas, conhecidos ou vizinhos (79,1%). Ainda sobre as vítimas, têm uma média etária de 7,9 anos e eram maioritariamente do sexo feminino (82%).
"São agressores, que têm um conceito de mulher e de sexualidade muito redutor", refere Armando Coutinho Pereira, sendo que 55,2% dos inquiridos não tinham antecedentes criminais. A grande maioria (72,4%) é consumidora de álcool ou drogas. Uns 48% dos inquiridos negaram por completo a prática dos crimes, mesmo depois de iniciarem o cumprimento da pena. "A maior parte distorce a realidade dos factos", acrescenta o investigador.
TC declara inconstitucional art.º 138.º C.Estrada
O pedido foi formulado pelo Ministério Público, na sequência de três decisões anteriores do Tribunal no mesmo sentido, em recursos de fiscalização concreta de constitucionalidade. Por unanimidade, embora com declaração de voto de dois juízes que não acompanharam integralmente a fundamentação, o Tribunal considerou que, nessa parte, a norma é inovadora ao passar a punir a título de desobediência qualificada condutas que anteriormente eram punidas como crimes de violação de proibições ou interdições e que, ao editá-la sem autorização legislativa, o Governo violou a reserva relativa de competência legislativa da Assembleia da República constante da alínea c) do n.º 1 do artigo165.º da Constituição.
Lei sobre despejo do tempo de Salazar revogada
Conceitos vagos que levaram o Parlamento a aprovar um novo texto legal que demorou quatros anos a ser discutido. A lei prevê agora critérios mais concretos para despejar um morador de habituação social.
Entre eles, o atraso no pagamento da renda durante três meses. A falta é, no entanto, aceite em caso de desemprego ou alteração do número de membros do agregado familiar.
A alteração da condição económica que determinou a atribuição do fogo ou a entrega de declarações falsas sobre os rendimentos da família também podem custar o abandono da casa.
O inquilino tem também de cumprir várias obrigações previstas na nova lei, sob pena de ser despejado pelo arrendatário, entre elas, não pode destruir partes e equipamentos do edifício ou ocupar áreas comuns, nem fazer obras que não estejam previstas.
Receber uma pessoa durante mais de dois meses em casa também é motivo para despejo.
Esta lei começa a valer no prazo de um mês, mas tem um carácter transitório, só vai manter-se até à aprovação pelo Governo do novo regime do arrendamento social.
SEF consegue pena pesada para tráfico
Os crimes de tráfico de seres humanos, associação criminosa e lenocínio ficaram provados e o tribunal não teve dúvidas em condenar a penas pesadas os sete arguidos. Estes, romenos, quatro homens e três mulheres, estavam em prisão preventiva desde 2007, quando uma operação da Direcção Central de Investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) os deteve, em Lisboa.
O grupo "importava" jovens mulheres, de famílias desfavorecidas da Roménia, algumas menores, para a prostituição. Houve, pelo menos, nove vítimas que testemunharam a sua exploração. Alguns dos relatos davam conta de crimes "inqualificáveis", nas palavras da juíza responsável pelo acórdão.
O grupo criminoso ficava com todo o dinheiro que as mulheres adquiriam na prostituição. Num caderno apreendido pelo SEF nas buscas estavam anotados os "ganhos" diário das 11 mulheres que estavam ao seu serviço nessa data. Em apenas 12 dias tinham rendido 10 415 euros, a uma média diária de 200 euros cada uma.
Compra e Venda de Prédios Rústicos disponivel no Serviço "CASA PRONTA"
"Chips" das matriculas
O Económico apurou junto de fonte oficial do Ministério das Obras Públicas que o prazo para a compra dos Dispositivos Electrónicos de Matrícula (DEM) só irá ter início após a publicação de uma portaria regulamentar que estabelecerá as especificações técnicas destes aparelhos. Só a partir da publicação dessa portaria, que não tem ainda data prevista, é que será possível proceder ao seu fabrico e posterior distribuição.Após a publicação dessa portaria, iniciar-se-á um prazo de seis meses em que os automobilistas poderão ter acesso gratuito ao DEM. Se a referida portaria regulamentar for publicada em Junho, os portugueses terão até Dezembro deste ano para obter gratuitamente o novo equipamento. Portanto, só a partir de 2010 é que deverá ser obrigatório comprar o ‘chip’, cujos preços também ainda não foram estabelecidos.
Sistema de Queixa Electrónica
Licença de "Parentalidade"
Associação de Juízes contra nomeação de magistrados para cargos de confiança política
Em editorial hoje publicado, e a propósito do processo disciplinar instaurado ao procurador Lopes da Mota, presidente do Eurojust, a associação defende que «a nomeação de juízes para cargos de confiança política não é positivo (...) e tem sido a orientação constante e pública da ASJP».
«Muitos têm dito que os magistrados não devem ocupar cargos de confiança política e a ASJP está completamente de acordo e por isso aprovou um Compromisso Ético» , afirmou Ramos Soares.
O dirigente critica também a «confusão que tem vindo a ser feita entre juízes e procuradores» e lembra que «no caso Freeport, ou no processo disciplinar instaurado a Lopes da Mota, não houve qualquer intervenção de um juiz».
«O caso Freeport não é um problema de justiça, mas sim de investigação criminal. Há a ideia generalizada de que é tudo a mesma coisa, mas é errado» , frisou.
«A ASJP não quer entrar na polémica, que respeita ao Ministério Público e à política, e não aos juízes, mas não pode (...) deixar que se confundam casos de investigação criminal com casos judiciais» , lê-se no editorial.
Criada Rede para acesso ao Estado das Reclamações
Depois de criada a obrigação de existência do Livro de Reclamações, o Governo cria agora uma plataforma informática, gerida pela Direcção-Geral do Consumidor, considerada necessária pelo volume de reclamações, a celeridade que se quer dar ao processo e pela urgência de aproximar a Administração dos cidadãos, dando-lhes a possibilidade de conhecer o estado da reclamação apresentada.
Segundo o Decreto-Lei n.º 118/2009, do Ministério da Economia e da Inovação, a RTIC visa “garantir a comunicação e o intercâmbio de informação estatística em matéria de conflitualidade de consumo decorrente das reclamações” e disponibilizar informação sobre o livro de reclamações, acompanhando a fase em que se encontra o processo.
Neste âmbito, a obrigação das entidades de controlo e de regulação do mercado de enviarem para a Direcção-Geral do Consumidor a informação relativa às reclamações passa a ser feita através desta plataforma informática e não em papel. De acordo com o Governo, esta rede vai “facilitar a identificação dos sectores do mercado onde as entidades de regulação e fiscalização necessitam de agir”.
Crise económica aumenta carjacking
De acordo com os números da Unidade Nacional de Trânsito, a maioria dos assaltos ocorre, entre as 19h00 e as 01h00, ao fim-de-semana e à quinta-feira, por serem alturas com maior movimentação. 43 por cento dos casos acontece na via pública, 17 por cento no estacionamento e 8,79 por cento próximo de casa, sendo as áreas mais afectadas as de Lisboa, Porto e Setúbal. A maioria dos “carjackers” procura carros de luxo, estações de serviço e áreas residenciais, pelo que o responsável deixou alguns conselhos para evitar o assalto pelo método de carjacking: caminhar decidido para o carro, trancar as portas, em caso de suspeitar estar a ser seguido não entrar no carro, não parar para assistir um desconhecimento envolvido num suposto acidente. O conselho mais importante é não reagir quando for assaltado.
Legalização de Poços e Furos
Código do Trabalho
Está disponivel neste link, para download gratuito, o Código do Trabalho actualizado com indice que o ajudará a estar actualizado.
II Curso de Verão de Propriedade Industrial
Custas judiciais para regulação paternal vão duplicar, diz juiz
No entanto, o Ministério da Justiça (MJ) desmente Fialho, garantindo que não só estes processos podem ser resolvidos por 50 euros por cada parte, caso recorram ao sistema de Mediação Familiar, como com o novo regulamento o pagamento inicial se a opção for a via judicial será de 10 por cento do montante calculado, o que corresponde a 49,50 euros, para efeitos de pagamento antecipado de encargos e custas de parte.
Este valor, refere o MJ numa nota enviada à Lusa, é um mero adiantamento para despesas que depois será devolvido no final, caso o processo não tenha encargos e custas de parte.
Noticia iOnline
Trezentos seguranças privados vão ter 'shotguns'
A nova Lei das Armas, que entra em vigor no próximo dia 6 de Junho, permite uma revolução na segurança portuguesa: as empresas de segurança privada vão poder distribuir armas de fogo aos seus elementos. Uma primeira estimativa aponta para que cerca de 300 seguranças passem a estar armados com shotguns.
Esta abertura por parte do Governo mereceu a oposição de todas as polícias representadas no Conselho de Segurança Privada (CSP). Polícia Judiciária, GNR e PSP argumentaram contra esta possibilidade, alegando que potenciava a violência e o risco de perdas de vidas humanas. "Não é oportuno face ao actual contexto da criminalidade no nosso país", foi dito. Leia a noticia integral aqui.
Conselho da Magistratura alerta para crimes em série e "carjacking"
PJ divulga amanhã novas regras de abordagem ao local do crime
Bastonário denuncia ilegalidades levadas a cabo por advogados
Espaço Registos chega a Guimarães
No mesmo espaço e sem necessidade de deslocações a diferentes conservatórias e serviços, os utentes passam a ter disponíveis, além dos tradicionais serviços de Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel, os balcões únicos de “Heranças”, “Divórcio com partilha”, “Documento Único Automóvel”, “Empresa na Hora”, “Marca na Hora”, “Casa Pronta”, “Cartão de Cidadão”, “Sucursal na Hora” e “Associação na Hora”.
Regulamento das Custas Processuais - Anotado e Comentado (Custas Judiciais em Geral)
Uma obra indispensável, actualizada e comentada.
Data de abertura oficial do Blog
Bem Vindo.
Se quiser fazer parte da equipa que terá a seu cargo publicar no Blog envie email para homepagejuridica@gmail.com.