A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) recebeu, no primeiro trimestre deste ano, 10 365 reclamações de consumidores. Trata-se de um aumento significativo, mais 39% do que no mesmo período do ano anterior, afirma a Anacom em comunicado. As queixas nos primeiros três meses de 2009 representam já 30% das registadas no total do ano anterior, um total de 33 814. A maioria incidiu sobre o sector das comunicações electrónicas, num total de 8275, o que representa um crescimento de 42% quando comparado com o mesmo período de 2008. O sector postal foi o segundo mais reclamado, com 1635 reclamações, mais 7% do que no período homólogo, refere a entidade reguladora. No que diz respeito aos serviços mais criticados, a televisão sobre a rede de telefone (conhecida como IPTV, como o Meo e a Clix Smart TV, da Portugal Telecom e da Sonaecom, respectivamente) foi o líder, com 1,12 reclamações por mil clientes, seguido do acesso à Internet e da rede fixa. Quanto aos assuntos das reclamações, a maioria foi motivada por questões associadas a equipamento, atendimento/assistência técnica ao cliente, facturação, avarias e ligação inicial ao serviço, a que se juntam as queixas feitas nos livros de reclamações e aquelas que foram directamente dirigidas à Anacom. No sector postal, o maior número de críticas incidiu sobre o serviço de correspondência e, nas directamente dirigidas ao regulador, as situações mais reclamadas pelos consumidores prenderam-se com o extravio e o atraso na entrega da mesma. Nas folhas dos livros de reclamações, que correspondem a cerca de 97% do volume total de queixas neste sector, a larga maioria das situações teve como fundamento problemas associados aos serviços de atendimento ao cliente, conclui a entidade reguladora.
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